João Costa Piauí, 19 de abril de 202419/4/2024
Acessibilidade:

-A

A

+A

João Costa - PI

João Costa é um município brasileiro do estado do Piauí e possui uma população de cerca de 2.960 habitantes, sendo que 73,3% desse total são residentes da zona rural[6].

A economia é centrada basicamente nos setores primário e terciário, mais especificamente nas atividades de agricultura e prestação de serviços.

O município foi criado em 14 de dezembro de 1995 pela Lei Estadual 4.810 de 27 de dezembro de 1995, sendo instalado em 1 de janeiro de 1997 por desmembrado dos municípios de São João do Piauí[8].

Com a emancipação municipal, a Vila de Boa Esperança passou a ser sede distrital do município e João Costa.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 08º30'39" sul e a uma longitude 42º24'49" oeste, estando a uma altitude de 300 metros. Situa-se na microrregião do Alto Médio Canindé, Mesorregião do Sudeste Piauiense.

Revelo

O município apresenta um relevo bastante diversificado composto por solos provenientes da alteração de arenitos, siltitos, conglomerados e folhetos. Predominam na maior parte da região os latossolos álicos e distróficos com textura média a argilosa. Secundariamente pode-se registrar a existência de solos podzólicos vermelho-amarelos, fase pedregosa e não pedregosa com misturas e transições vegetais (floresta subcaducifólia/ Caatinga), além de areias quartzosas, que compreendem solos arenosos essencialmente quartzosos, profundos, drenados, desprovidos de minerais primários, de baixa fertilidade, com transições vegetais[9].

Situa-se basicamente sobre a unidade geoambiental dos Chapadões do Extremo Sul do Piauí. Topograficamente o relevo compreende superfícies tabulares reelaboradas, relevo plano e suavemente ondulado com altitudes entre 150 e 500 metros. Caracteriza-se também por apresentar um relevo bastante movimentado com encostas, prolongamentos residuais de chapadas, desníveis, acentuados vales e elevações isoladas[9].

Formações de Solo

O município apresenta uma grande variedade de formações geológicas ao longo da sua extensão.

A unidade geológica predominante no município são as unidades de rochas sedimentares, onde 30% correspondem a unidade Depósitos Colúvio-Eluviais, 5% ocupado pela Formação Longá, 40% pela Formação Cabeças, 20% pela Formação Pimenteiras, e 5% pelo Grupo Serra Grande[9].

Da cobertura sedimentar que se estende pelo município destacamos as suas subunidades:

 

Economia

A economia local é basicamente centralizada em atividades de prestação de serviços e geração industrial. A agricultura praticada no município é baseada na produção sazonal de feijão, milho e mandioca, tal atividade detêm 7,7% do Produto Interno Bruto do município[6].

As principais culturas cultivadas no município são: feijão (produção anual estimada de 223 toneladas), mandioca (produção anual estimada de 451 toneladas), e milho (produção anual estimada de 2.168 toneladas). Além da produção de grãos, o município destaca-se também pela produção de manga, a colheita anual é estimada em 225 toneladas cultivadas em 15 hectares[6].

Composição econômica do município

 

Impostos

3,9 %

Serviços

66,3 %

Agropecuária

21 %

Indústria

8,8 %

Veja no quadro a composição do PIB do município[5].

O Polo Turístico das Origens

Junto a 17 outros municípios do estado, João Costa integra a região da Serra da Capivara, que junto ao Parque Nacional da Serra das Confusões, constituí a região turística do Polo das Origens no Piauí.

No município localiza-se parte da reserva do Parque Nacional Serra da Capivara, que engloba também os municípios de Brejo do Piauí, Coronel José Dias e São Raimundo Nonato. O parque tem cerca de 129.140 hectares e um perímetro de 214 quilômetros.

Reconhecido como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, o Parque Nacional Serra da Capivara representa um dos mais importantes exemplares do patrimônio histórico-cultural do país[11].

 

ORIGEM: WIKIPEDIA

 
 

Av. Primeiro de Janeiro, s/n, Centro - João Costa Piauí - CEP: 64765-000

Expediente: de Segunda à sexta de 07:00 às 13h00 - Telefone: (89) 99417-4848

© 2024 - Todos os direitos reservados - Câmara Municipal de João Costa Piauí

Site desenvolvido pela Lenium